Sites Grátis no Comunidades.net
O que é fibra dietética
O que é fibra dietética


O que é fibra dietética?

fibra dietetica


A fibra dietética é uma parte importante de nossa dieta. Ela acrescenta volume para manter os alimentos em movimento no sistema digestivo e mantém a água, que, por sua vez, amolece as fezes, facilitando a sua eliminação. A fibra dietética não pode ser digerida e existem dois tipos essenciais para o funcionamento adequado do intestino:

1. A fibra solúvel forma um material tipo gel em contato com a água. Ajuda a restaurar a regularidade e reduz o colesterol. São boas fontes: aveia, feijão, ervilha, muitos tipos de frutas e psyllium do Plantago ovata Forsk.

2. A fibra insolúvel não se dissolve em água é movimentada pelo sistema digestivo rapidamente e, em grande parte, intacta. Ela ajuda a manter seu intestino regular. As boas fontes são: trigo, cereais e pães integrais e muitos vegetais. O segredo para ingerir fibras o suficiente é ter uma dieta balanceada que inclua uma variedade de alimentos ricos em fibras.

Quais são os benefícios da fibra para a saúde?
Estudos conduzidos nos Estados Unidos demostram que em média consome-se só a metade das fibras de que se necessita a cada dia. O acréscimo de fibra à dieta é fácil e uma dieta rica em fibras pode proporcionar benefícios para sua saúde e de sua família*.
*Com base em uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

A fibra ajuda a manter a regularidade de seu intestino.
A adição de fibra à sua dieta pode ajudar a ter evacuações regulares - que podem variar de 3 por dia a 3 por semana, dependendo da pessoa. Outros conselhos para ajudar você a manter a regularidade de seu intestino:


-Tenha uma dieta bem balanceada e faça refeições regulares
-Tome muito líquido
-Exercite-se regularmente
-Não ignore a urgência para evacuar


Maneiras fáceis de aumentar o consumo de fibras


Acrescentar fibras à sua dieta pode ser mais fácil do que você pensa. Aqui estão alguns conselhos que podem ajudar você no começo:

Substitua os alimentos pobres em fibra (pão branco, arroz refinado, doces e batata frita) pelos alimentos ricos em fibras (pão integral, arroz integral, frutas e vegetais).

Tente comer mais vegetais crus e frutas frescas, inclusive as cascas, quando apropriado. Descascar os vegetais pode reduzir seu teor de fibras, porque as cascas são uma excelente fonte de fibras.

Coma alimentos ricos em fibras em todas as refeições. Os farelos de cereais no café da manhã são um bom começo, mas tente incluir algumas frutas, vegetais, grãos integrais e feijões em sua dieta também.

Quando o alimento não é suficiente, pode-se ingerir um complemento de fibras.

Certifique-se de aumentar seu consumo de fibras gradualmente para dar a seu organismo o tempo para se ajustar, e beba muito líquido.


Veja também:

*Sopas

*Chá

*Como emagrecer

*Dietas

*Exercícios