Sites Grátis no Comunidades.net
Como tornar a DIETA menos difícil
Como tornar a DIETA menos difícil

dieta

Fazer dieta não é fácil, e viver de dieta menos ainda, até porque, se fácil fosse, não teria tanta gente fazendo, dia após dia, anos após ano.

Só em falar o nome “dieta” já bate um desânimo e a gente já pensa logo nas restrições, nas limitações e em tudo o que vamos ficar sem poder comer, e isso por semanas seguidas. Isso sem falar no tal “estacionamento” do peso, que acontece muito, porque não são raras as vezes em que, mesmo fazendo dieta, mesmo seguindo tudo direitinho, o ponteiro da balança estaciona e não sai do lugar por nada.
O fato de ter que comer “diferente” de todo mundo, de ter que preparar comidas lights e de se controlar pra não atacar “aquela” torta de chocolate com macadâmia também é uma tortura, e eu bem sei disso.
Mas, a solução é encarar as coisas com seriedade, traçar uma meta e simplificar, pra não transformar tudo em um caos.
Claro que não existe receita de bolo pra transformar o processo de emagrecimento em uma coisa mais simples, porque o que é difícil para uma pessoa pode ser fácil pra outra, mas algumas dicas, alguns “direcionamentos” ajudam e tornam a “travessia” mais suave ou, ao menos, um pouco menos complicada.

1 - Tenha Um Cardápio
É muito importante ter um cardápio a seguir, pois eles servem de referência para o que pode ou não ser ingerido, em quais horários e quantidades.
É essencial saber o que você pode ou não comer, até pra ter liberdade de, por exemplo, poder ir pra uma festa de amigos ou jantar com as amigas sem ter que se preocupar se está ou não furando a dieta.
Mais do que ter um cardápio, é preciso ter alternativas nesse cardápio, porque ninguém vai passar 4 ou mais meses comendo as mesmas coisas todos os dias. Fixe, também, a lista de restrições, aqueles alimentos que não podem ser consumidos, porque isso facilita muito na hora de escolher os pratos, sobretudo quando estamos fora de casa.


2 - Reduza as Porções

Uma das coisas mais básicas pra quem faz dieta é aprender a reduzir as porções para se reeducar e comer uma quantidade menor de alimentos e, consequentemente, ingerir menos calorias.
Assim, se você não abre mão da pizza do domingo, coma apenas uma fatia ao invés das três costumeiras. Se come dois bifes grandes, passe a comer um só ou coma dois pequenos. O importante é reduzir as porções pra conseguir reduzir a quantidade de calorias ingeridas. Dessa forma, você não precisa abrir mão de tudo o que gosta, basta ter o bom senso de comer nas quantidades adequadas.

3 - Não se Sabote!
Quem está de dieta faz compras para a dieta e ponto final! Se você está de dieta, vai comprar frutas, legumes e coisas saudáveis, nada de salgadinhos, docinhos, queijos, massas e milhões de coisas calóricas.
Se, quando a fome apertar, você só tiver em casa coisas saudáveis, vai comer coisas saudáveis, mas se a geladeira estiver cheia de guloseimas, vai acabar comendo “porcaria” e engordando!
Escorregar é Normal!
Cair em tentação um dia não significa que a dieta acabou, que todo seu esforço foi jogado fora e que não adianta mais. Nada disso! Pare de desculpa e encare seus objetivos com a seriedade que eles merecem ser tratados, oras!
E se enfiou o pé na jaca em uma sexta-feira, nada de “aproveitar” o final de semana pra fazer a lambança total. Você precisa voltar à dieta imediatamente, mesmo que seja sábado.
Aproveite que escorregou e faça um detox rápido pra deixar o organismo pronto pra voltar à dieta com força total!

4 - Experimente Novos Sabores
Fazer dieta pode sim ser uma coisa divertida, desde que você se dedique a descobrir sabores e comidas novas. O que não faltam são sites com receitas bacanas em versões lights, e hoje, aliás, quase todos os pratos possuem uma versão menos calórica.
Outra coisa legal é deixar a comida “bonita”. Pode parecer besteira, mas olhar uma coisa bonita também proporciona prazer e nos deixa mais “abertas” a novos sabores. Não custa tentar, vai!

5 - Frequente os Lugares Certos
Tem lugares que gente que está de dieta não deve frequentar e ponto final! Vai em uma confeitaria fazer o quê? Sofrer? Só pode!
Acredito que em quase todas as cidades existam restaurantes, lanchonetes e café que ofereçam versões lights ou que tenham, ao menos, opções mais leves. 
Até quando for escolher um local pra almoçar ou para jantar, opte por aqueles que tenham saladas diversas e não apenas massas e comidas calóricas.

6 - Mude o foco
Quase tudo na vida é questão de foco. Se você mantém o foco no que não pode comer, acaba caindo em tentação. É preciso mudar o foco e desviar a atenção. Vá assistir um programa de Tv, passear com o cachorro, ler um livro, dançar, passear ou fazer qualquer outra coisa que tire o foco da dieta.

7 - Tenha Aliados
A maior tentação para quem faz dieta é a vida social, então é preciso que seus amigos e sua família saiba que você está fazendo dieta, e o quanto isso é importante para você, pro seu bem estar e pra sua autoestima. Dessa forma, quando estiver com eles, as chances deles oferecerem guloseimas ou propor programas que incluam esse tipo de coisa será bem menor.
Vale lembrar, aqui, que dieta não significa excluir a vida social, jamais, mas sim adequar a sua vida social aos seus novos hábitos.

8 - Tenha Metas
Quando estipulamos metas, realistas, é claro, temos mais disposição para seguirmos adiante. A medida que vamos cumprindo o estabelecido, vamos ficando mais animadas e nos esforçamos mais. O que não vale, claro, é estabelecer metas irreais, como 35 quilos por mês, porque isso é a porta da frustração!


Veja também:

*Sopas

*Chá

*Como emagrecer

*Dietas