Sites Grátis no Comunidades.net
As verdades e mentiras!!!
As verdades e mentiras!!!

Já passou por aquela situação em que você está insatisfeita, em busca de uma solução para conseguir perder peso e acaba fazendo coisas insignificantes que não levam a nada? É nas horas que estamos vulneráveis que a gente cai fácil no conto do vigário e faz sacrifícios totalmente desnecessários, e por vezes chegam até a serem bobos. Se uma pessoa disser que beber água e dar três pulinhos em seguida emagrece, infelizmente muitas vão reproduzir essa besteira em busca de algum resultado.

Aqui vou esclarecer o que procede e o que não convém quando o assunto é emagrecer. Mas não fique triste ao descobrir que alguns métodos que você vem repetindo há anos, tanto não são eficazes, quanto não passam de estorinhas de faz de conta. A gente te mostra o que rola e o que não rola antes de entrar num regime. Então vamos descobrir juntas e parar de perder tempo!

 

Emagrecimento e Dieta: As verdades, meias verdades e mentiras!

verdade ou mentira 

Estorinhas que enganam

Diminuindo aqui dá pra compensar ali?

Somam-se três as refeições mais importantes do dia, café da manhã, almoço e jantar. Se você se alimenta de forma moderada durante toda a semana e, por isso, acredita que no fim de semana você pode tudo, a sua dieta com certeza não terá os resultados que você espera. Fuja daquele típico pensamento que aparece no meio do regime: “Ah eu mereço isso!”. A regra é sentir pena de você mesmo.

Imagine suas refeições do fim de semana sendo comidas gordurosas como um churrasco ou uma feijoada ainda acompanhada de uma bela sobremesa. Repetindo isso no sábado e domingo, intercalando com lanches nada saudáveis é óbvio que o resultado não será positivo. É bom rever os conceitos da dieta, se esse for o pensamento, é melhor não fazê-la.

Mas se privar de tudo sempre, também é desumano! É recomendado satisfazer seus desejos alimentares uma vez na semana. Ou compensar comendo alimentos mais saudáveis e depois tomar um sorvete, por exemplo. Outra alternativa é fazer uma proporção de nove para uma. Seguir a dieta à risca em nove refeições e se liberar em uma.

 

Deixar de jantar auxilia no emagrecimento?

Acredito que a pior maneira de engordar é ganhar peso sem ao menos comer. As pessoas tendem a acreditar que fechar a boca fará com que elas emagreçam mais rápido, porém, isso é uma grande mentira. Quem está de regime não deve se privar de nenhuma das refeições essenciais e nem das intermediárias. Funciona assim: o fato de não ingerir alimentos faz o sistema metabólico funcionar lentamente, e assim, ele utiliza menos energia e acumula uma grande quantidade de gordura. O organismo age dessa forma porque ele entende que é uma situação de risco e a armazenagem de gordura é feita para que o corpo se mantenha bem até que ele receba mais comida. Entendeu porque não há nenhum benefício em se privar de comer? O contrário acontece quando comemos fracionadamente, nosso metabolismo se equilibra e começa a gastar a energia.

Frutas ácidas eliminam gordura?

 frutas acidas

Infelizmente tenho que dizer não, mas seria uma verdade muito bem vinda! Dizem por aí que o abacaxi é eficaz contra a gordura porque consegue derretê-la, mas, o que ela faz é auxiliar na digestão de gorduras. Já percebeu que a fruta está sempre presente nos rodízios de carne? É bem proposital, pois ela ajuda nos momentos em que a gente exagera um pouco na comida.

Porque eu continuo engordando se me alimento de comidas light ou diet?

Nós já até abordamos essa assunto numa outra matéria dizendo que pesquisadores afirmam que o adoçante mais atrapalha do que ajuda. Ele substitui o açúcar nos alimentos, mas, ao mesmo tempo, induz o organismo a desejar ainda mais o açúcar. Acontece que, quando ele entra em contato com a língua, o sabor adocicado manda uma mensagem ao cérebro que aguarda ansiosamente por uma delícia doce. Mas, ele é enganado, por que adoçante não contém açúcar, daí o cérebro continua na loucura por mais doce.

Os alimentos diet foram desenvolvidos para pessoas que estão proibidas de comer açúcar, como os diabéticos. Entretanto eles não são livres de gorduras, por isso engordam. Já os light, possuem menor quantidade de calorias, o que também não os livra de engordar a pessoa que os consome em excesso.

Verdades que devem ser práticas

Ingerir muito sal pode engordar?

 sal

O mineral que dá sabor a comida diária , quando consumido em excesso, apresenta perigo não só para que está de regime, mas também para a saúde em geral. O sódio é o grande responsável pela a retenção de líquido no corpo e, consequentemente, o inchaço. O maior perigo reside nos alimentos prontos, todos os industrializados recebem uma boa dose de sódio. O pior é que se trata de um inimigo invisível, mas presente na maioria dos alimentos das prateleiras.

É verdade que tomar água ajuda a perder peso?

O líquido mais precioso da terra pode sim ajudar a emagrecer. A água expulsa as toxinas do corpo, o que evita o acúmulo de gordura. Entre seus feitos, ela auxilia no melhor funcionamento do intestino, dos rins, e do fígado. Ela sem dúvida é excelente para todo o corpo, não tem pra ninguém! Além disso, a água consegue ludibriar o organismo, o fato de beber muito água evita a comilança desregrada, já que o líquido ocupa a boca e abastece o estômago.

Ouvimos muitas pessoas dizendo que beber água é um sacrifício, a má noticia para quem não esse hábito é que a falta dela resulta em barriga grande e inchada e intestino preguiçoso.

 

Dormir pouco influencia no emagrecimento?

Com certeza. Quando não dormimos bem o corpo sofre diversas alterações hormonais perigosas, que podem prejudicar desde o humor, até modificações genéticas nas células de DNA que se tornam frágeis e propensas a doenças graves como o câncer. É fato que a hora do sono é preciosa, são horas que não se podem abrir mão por qualquer coisa que pareça ser mais atraente. Para quem pensa que sacrificar algumas horas de sono é besteira, está ai prova da seriedade dessa atitude.

O hormônio melatonina é a substância que nos ajuda a pegar no sono com mais facilidade, porém, a recorrência de poucas horas de sono resultam numa menor produção dele. Já ouviu dizer que a falta de sono é sempre acompanhada de uma fome insaciável sem motivo aparente? Isso acontece porque a falta desse hormônio faz com que ocorra a diminuição da saciedade. Dessa forma há também o aumento da substância grelina, que é a causa da fome repentina.

E não acaba por aí, a famosa serotonina, aquela que nos faz ficar de bem com a vida e “felizinhas” também é afetada, sendo liberada em pequenas quantidades no organismo. Com isso, o cérebro começa a implorar por açúcar para que a sensação de prazer retorne ao corpo, daí você já sabe o que acontece, obedece aos comandos da mente e se atira logo num doce.

Além disso, o estresse, comum nos dias de hoje, é um fator que interfere numa boa noite de sono. E para piorar só mais um pouquinho, as pessoas que sofrem desse mal, recebem uma dose de cortisol, que estimula ainda mais o ganho de peso.

Portanto, após verificar todos os danos causados pelas noites maldormidas, se for o seu caso, o melhor a fazer é mudar de atitude o quanto antes!

Comer só proteína emagrece?

Sim, auxilia na perda de peso, mas é preciso se atentar aos cuidados essenciais de quem entra na dieta da proteína. Essa dieta é uma boa opção para quem deseja emagrecer rápido se alimentando de proteínas e gorduras. Retirar o carboidrato do cardápio exige certo cuidado, já que eles são as os principais responsáveis pela produção de glicose, que garante energia a todo o corpo.

Na falta desse combustível, o organismo recorre a um método menos convencional, utiliza a própria gordura corporal para reverter em energia. O problema pode se intensificar quando houver repetições da dieta, ou seja, quando ocorrer por mais de uma semana ou por vezes durante o mês. As causam mais conhecidas são: cansaço, irritabilidade, queda no sistema imunológico e mau hálito.

Especialistas dizem que, após o término do regime, há um grande risco de recuperar todo o peso novamente. Além disso, como forma de prevenção, o corpo pode reagir no sentido de armazenar um maior volume de gordura, para se precaver caso ele fique sem seu principal combustível mais uma vez.

Compensa substituir o arroz branco pela versão integral?

 arroz integral

Sim, compensa por vários motivos. Se compararmos a quantidade de calorias presente em cada um, a priori não parece uma opção muito atraente. Enquanto o arroz branco apresenta 62 calorias, o integral apresenta 65. A grande maioria acredita que esse número seria invertido, mas o beneficio do arroz integral vai além da ingestão de calorias. A variedade de fibras existente no arroz integral faz com que a sensação de saciedade permaneça no organismo por mais tempo que o outro.

As fibras ainda desempenham seu papel mais conhecido, o de ajudar no funcionamento do intestino. Também controla a taxa de colesterol, desacelera a absorção do açúcar e da gordura. E, para a alegria das mulheres, o arroz integral não armazena gordura na barriguinha.

A diferença se dá pelo tempo de processamento da glicose, que nos alimentos integrais acontece de forma mais lenta, assim há uma melhor distribuição de glicose no corpo, que resulta menos armazenamento. Já os carboidratos brancos, são rapidamente absorvidos pelo organismo, esse é um dos motivos da gordura localizada, principalmente a concentrada na região abdominal.

Não comer doces acelera o processo de emagrecimento?

Sim! O açúcar pode ser considerado o maior vilão de quem está de regime, por isso eliminá-lo do cardápio ou diminuir a quantidade, é o melhor a se fazer. Por mais incrível que pareça, uma das funções do açúcar, além de satisfazer a nossa sina pelo doce, é gerar ainda mais fome no organismo.

É isso mesmo, no momento em que a comida entra no corpo, começa o trabalho de separação dos alimentos a procura de glicose. Ou seja, quando ingerimos uma grande quantidade de glicose, quase que imediatamente, sentimos a sensação de saciedade.

O problema é que isso tudo acontece de forma rápida. Após pouco tempo o organismo começa a demonstrar sinais de fome novamente, o que não é verdade, mas acontece por que a glicose já foi absorvida. O açúcar presente nos doces, por exemplo, é digerido em cerca de instantes, quinze minutos são suficientes para a completa metabolização do organismo. Assim, é certo que a vontade louca de comer irá reaparecer após esse período. A dica para aquelas que não conseguem se manter muito longe dos doces, é ingerir após os alimentos integrais, ou depois das refeições. Um erro grave é comê-los entre os intervalos das refeições.

Alimentos crus oferecem mais benefícios à saúde do que os cozidos?

Com certeza você já deve ter ouvido falar nisso, e é verdade! O segredo está na quantidade de mastigações necessárias para ingerir os alimentos crus, que são maiores do que as exigidas pelos crus. Quando terminamos de comer, o corpo precisa avisar o cérebro de que não é mais preciso ingerir comida, mas isso só é feito após vinte minutos depois da refeição. Então quem mastiga mais vezes, será beneficiado, pois ganhará mais tempo. Já quem tem o hábito de comer rápido, corre o risco de comer muito mais que os outros.

Em cima do muro: Salada é a refeição ideal para quem está de regime?

Na verdade, o fato de comer só folhas pode não ser uma boa escolha. Até parece ser muito saudável, e você até se sente parte da geração saúde né? Mas essa alimentação sem variedade faz com que a fome venha com tudo em pouco tempo, com isso você terá a necessidade de comer algo novamente. Se a salada for acompanhada de outras fontes de proteínas e carboidrato como cenoura, beterraba, batata doce ou baroa, ovo, nozes e queijo branco. Ele dever ser sempre acompanhada de alimentos saudáveis, não adianta montar uma sala colorida composta por ingredientes calóricos, gordurosos e embutidos.

Beber refrigerante causa celulite?

 refrigerante celulite

Depende. Como eu já disse uma vez sobre esse assunto ele não é a causa do aparecimento dos terríveis furos que aterrorizam as mulheres. Mas influencia de certa forma para que isso aconteça. Como? Ele simplesmente nos faz engordar, e o fato de acumular gordura faz com que o efeito casca de laranja venha à tona. Além disso, os gases contribuem para a dilatação do estomago enquanto o sódio age na retenção de líquido.

É verdade que o chá verde e o gengibre ajudam a queimar calorias?

Esse tópico é um velho conhecido do mundo feminino, a resposta para a pergunta também é sim e não. O gengibre, a pimenta e o chá verde fazem parte da classe dos alimentos termogênicos, aqueles que fazem o corpo gastar mais energia para digeri-los. O organismo gasta aproximadamente 15% das calorias totais diárias na digestão da comida que entra no corpo. A verdade é que não há relatos de alimentos que queimam maior quantidade de calorias do que eles valem, ou seja, seriam alimentos negativos, a conta calórica ficaria zerada, mas isso não existe. Ele podem sim levar o organismo a queimar mais calorias, mas não passa disso. No caso do chá verde, ele é uma boa opção para mandar as toxinas embora e, consequentemente, desinchar.

Ingerir carboidratos à noite engorda?

Essa é uma grande dúvida recorrente, mas não é verdade e nem mentira. Nesse horário o sistema metabólico desacelera, não funciona como pela manhã, por exemplo. Mas até hoje não provou a relação entre comer à noite e engordar mais que nas outras fases do dia, a verdade é que comer em excesso engorda independente do horário. O que não vale é comer de mais e, ao invés de transformar a comida em energia, acabar estocando gordura. É isso que acontece quando não se pratica exercícios físicos, o corpo não gasta a energia necessária só vai acumulando. O carboidrato é a nossa principal fonte de energia, não podemos simplesmente cortá-lo da alimentação por medo de engordar. Se você é adepta aos exercícios, ele vai repor as calorias que você gastou na atividade e durante o dia.

 

E para finalizar, a pergunta que não quer calar: para emagrecer é preciso comer de 3 em 3 horas?

Sejamos sinceras, quando a gente fica muito tempo sem se alimentar, acabamos exagerando e comendo mais do que deveríamos. O ato de fracionar as refeições evita esse consumo exacerbado, evita o famoso “olho gordo” sabe? A alimentação periódica estimula o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe mais e se torne mais ágil. Se os intervalos forem grandes, ele fica lento e, como dito, começa a armazenar gordura. Mas, não pense que em cada uma das refeições você pode exagerar, o objetivo é justamente o contrário, comer menos com mais repetições. Nos intervalos, se controle e se alimente de forma saudável, como frutas, castanha, nozes, um suco. Prefira sempre os lanches leves.


Veja também:

*Sopas

*Chá

*Como emagrecer

*Dietas

*Exercícios